As Origens do Tarot

11/08/2014 14:29

As Origens do Tarot

“A psicologia atual reconhece que as cartas do Tarot são, como provam Eliphas Lévi, Marc Haven e Oswald Wirth, uma imagem do caminho da iniciação e similares aos sonhos”.

 

  De outro lado, Jung coincide com as intuições seculares do Tarot ao reconhecer duas batalhas diversas, mas complementares na vida do homem: a) contra os demais (via solar), pela situação e pela profissão; b) contra si mesmo (via lunar), no processo de individuação. Estas duas vias correspondem à reflexão e à intuição, à razão prática e à razão pura. O temperamento lunar cria primeiro, depois estuda e comprova o que já sabia; o solar estuda primeiro e depois produz. Estas vias correspondem também, até certo ponto, aos conceitos de introversão (lunar) e extroversão (solar); à contemplação e à ação.

  O jogo completo de cartas, que se designa com o nome de "Tarocco", compõe-se de 22 arcanos maiores, cujas imagens são sintéticas e dotadas de um sentido completo até certo ponto, e de 56 arcanos menores, integrando 14 figuras de quatro séries: ouros, paus, espadas e copas. Ouros simboliza as forças materiais. Paus, o poder de mando. Copas simboliza o sacrifício. Espadas o discernimento e a aplicação da Justiça."(Dicionário de Símbolos - Juan-Eduardo Cirlot - Editora Moraes, São Paulo, 1984). Esta é apenas uma das inúmeras definições do Tarot, como também existe um sem-número de explicações sobre as suas origens.

  Se consultarmos G.O.Mebes, ou Saunier, encontraremos uma convergência filosófica que atribui as origens do Tarot aos egípcios, quando os sacerdotes de Memphis, prevendo a queda da civilização e a perda de seus valores culturais, decidiram ocultar seus conhecimentos sob a forma de um baralho e o legaram aos profanos, sabendo que, devido ao hábito do jogo, esse saber teria condições de se perpetuar através dos tempos.

  A diferença é que para Saunier, as imagens dos Arcanos Maiores teriam sido codificadas no lendário Livro de Thot, no mesmo antigo Egito.

Já Oswald Wirth, negava a origem egípcia, uma vez que a arqueologia não descobriu o menor traço do que pudesse ser um Tarot egípcio, árabe ou mesmo greco-árabe. Contudo, alerta para o fato de que a Cabala deve ter sido familiar aos autores do Tarot, já que existe uma correspondência entre os 22 Arcanos Maiores e o alfabeto hebraico, além dos Théraphim, hieróglifos utilizados pelos hebreus em adivinhação. A Itália, pode ter sido também pátria do Tarot, ainda segundo Wirth.

  Nos caminhos da suposição, acredita-se também que o Tarot tenha chegado ao ocidente, trazido por tribos nômades - os ciganos persas. Porém, a primeira referência documental de que se tem notícia, data de 1392, quando Jacquemin Gringonneur, presenteou o Rei Carlos VI, de França, com um Tarot de sua autoria.

  Após tantas e tão sábias controvérsias, gostaria de dizer também, o que eu penso sobre estas cartas maravilhosas e loucas, mais pela intimidade do cotidiano do que pela pesquisa acadêmica.

  Desde a pré-história, o homem vem desenvolvendo a função de simbolizar, gravando em suas cavernas as emoções e sentimentos mais íntimos não apenas em sua relação com a natureza, mas expressando também, os acontecimentos que faziam parte do dia-a-dia das diversas tribos, criando um padrão contínuo e repetitivo de informações, que serviria de referência para os que viessem depois.E assim, já neste momento, o homem primitivo estava construindo e resguardando os seus arquétipos, ou seja: as paredes das cavernas, com seus símbolos desenhados, se constituíram, na verdade, nas primeiras lâminas do Tarot.

  Mas, na realidade, nada disso é importante, a não ser para aplacar nosso raciocínio cartesiano. Aquele que, como um bichinho de goiaba, corrói o nosso cérebro, buscando explicações e mais explicações, quando, na verdade, o Tarot é para ser sentido e experienciado. Suas revelações não constam dos livros. Elas vivem em nosso mais profundo Ser.

 

Glória Britho

Voltar

Contato

Aglae Desenvolvimento Humano
Rua José Higino, 249 casa 2A - Tijuca
Rio de Janeiro

(21) 3826-1914

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode